"Segredo" - Poema de Miguel Torga. Por Susana Fernandes, EFA Geriatria

                     Poema

    Segredo

Sei um ninho.

E o ninho tem um ovo.

E o ovo, redondinho,

Tem lá dentro um passarinho

Novo

 

Mas escusam de me atentar:

Nem o tiro, nem o ensino.

Quero ser um bom menino

E guardar

Este segredo comigo.

E ter depois um amigo

Que faça o pino a voar…

                                                  Miguel Torga

 

 

Escolhi este poema porque me faz lembrar a minha infância, fez-me lembrar os dias em que passávamos as tardes de Primavera a procurar os ninhos pelas árvores, também encontrávamos alguns durante o percurso que fazíamos para a escola, pois era bastante longe, 3 kms a pé.

Desde então íamos, quase diariamente visitar o ninho, esperávamos ficar vazio para podermos contar os ovinhos.

Sabíamos que não podíamos falar do ninho junto à lareira, pois os antigos diziam-nos que se o fizéssemos iriam lá posteriormente as formigas e destruiriam os filhotes.

                                  

 

                               Susana Fernandes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Da Minha Aldeia..." - Fernando Pessoa - Alberto Caeiro. Por Carla Carvalho, Assistente Operacional do Agrupamento Fernão de Magalhães