"Ser Bombeiro" - Lobo Amaral. Por Carlos Santos, EFA GERIATRIA

 Ser Bombeiro

 

Descer a montanha do bem estar,

Conviver com a angústia e com a dor,

Enfrentar a terra e as ondas do mar,

Fazer tudo, mas tudo com Amor.


Uma farda que não dá poder,

Um machado ao serviço da PAZ.

Um sentimento de vida e de querer,

E a vontade de ser capaz.


Um obrigado, ao filho, ou à esposa,

À mãe e também ao pai,

Porque espera uma pessoa idosa,

Porque nos dilacera um " Ai"


O sangue que no chão derrama,

Os gritos que a dor não deixa ouvir,

O combate à destruidora e infernal chama,

São o verdadeiro eco de um fraterno sentir.


Deixar tudo por cada homem que chora

Deixar tudo por cada ser que agoniza,

Contrariar o desespero em cada hora,

Dar aos outros a própria camisa,


O risco é duro e permanente,

As horas não têm minuto nem segundo,

O desafio é louco mas consciente

O BOMBEIRO é uma presa do mundo.

 

de Lobo Amaral 

 



Este poema reflete-se na minha vida pessoal: sou Bombeiro Voluntário desde os meus 18 anos, faço combate a incêndios, salvamentos, inundações... Além disso, agora sou Sapador Florestal e lá estou eu na época do Verão na vigilância e combate aos incêndios e é com muito orgulho de fazer o bem. 
Faz o bem e não olhes a quem! 
Carlos Santos, EFA Geriatria

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Da Minha Aldeia..." - Fernando Pessoa - Alberto Caeiro. Por Carla Carvalho, Assistente Operacional do Agrupamento Fernão de Magalhães